Avaliação Neuropsicológica
Adultos

Saiba mais

Avaliação Neuropsicológica para Jovens e Adultos com suspeita de:

Transtorno Global do Desenvolvimento
Transtorno do Espectro Autista – TEA
Transtorno de Déficit de Atenção e ou Hiperatividade – TDAH
Capacidade de aprendizagem
Dislexia
Dificuldade de interação social
Agressividade / Impulsividade
Transtorno Opositor Desafiante
Síndrome de Tourette
Síndrome de Rett
Mais informações
SOPSICOLOGIA

Neuropsicologia

Uma avaliação neuropsicológica envolve uma série de etapas. Geralmente inicia com uma Anaminese, nada mais é do que uma entrevista inicial, onde fazemos perguntas sobre a história do paciente, o que levou ele a buscar a Avaliação e se houve encaminhamento médico, além de questões emocionais e comportamentais. Essas perguntas podem abranger desde eventos significativos da vida do paciente até seus sintomas atuais e como eles afetam seu dia a dia.

Após a entrevista são utilizados testes psicológicos e neuropsicológicos personalizados para cada paciente, com alguns questionários, exercícios práticos e lúdicos, para avaliar diferentes aspectos da sua saúde mental, como Comportamento e Personalidade, Habilidades Cognitivas tais como Capacidade de aprendizado, Funções Executivas, Memória, Habilidades Sociais, Inteligência, Percepção Visual, assim como sintomas de depressão, ansiedade, traumas passados e relacionamentos interpessoais. É importante frisar que todos os testes utilizados possuem regulamentação e liberação pelo Conselho Federal de Psicologia e pelo Conselho Regional de Psicologia.

Dependendo do motivo da avaliação e das necessidades do paciente, o psicólogo pode solicitar informações adicionais de fontes complementares, como familiares, escola, amigos ou outros profissionais de saúde que o acompanham.

Com base nessas avaliações e em todas essas informações coletadas, o psicólogo elabora um relatório detalhado que inclui suas observações, interpretações dos resultados dos testes e suas recomendações para ajudar o paciente a enfrentar seus desafios emocionais ou comportamentais. Este relatório é um Laudo indicativo, que auxiliará o médico Psiquiatra ou Neurologista a diagnosticar o paciente de forma adequada e assim encontrar o tratamento ou encaminhamento mais adequado para cada caso.

Mais informações

Fale conosco!


Whatsapp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, Saiba mais sobre nossa Política de cookies

© SoPsicologia. All Rights Reserved. Designed and Distributed By: Venx tecnologia